O Pequeno Príncipe, escrito por Antoine de Saint-Exupéry na década de 1940, é um clássico da literatura. Conhecido por sua linguagem simples, mas profundamente instigante, o livro é uma fonte de ensinamentos — tanto para crianças quanto para adultos. Confira, a seguir, uma curadoria de frases do Pequeno Príncipe e prepare-se para embarcar nessa emocionante história e aprender importantes lições!
Quando um mistério é tão avassalador, a gente não ousa desobedecer.
Seguindo em linha reta, ninguém poderia ir muito longe…
As pessoas grandes nunca entendem nada por elas mesmas, e é muito cansativo para as crianças ficarem explicando as coisas para elas.
Esquecer um amigo é algo um tanto triste.
É tão misterioso o território das lágrimas.
Sou um pouco, talvez, como gente grande. Devo ter envelhecido.
Mas as sementes são invisíveis. Elas dormem no segredo da terra até que uma cisme de despertar.
Meu amigo nunca dava explicações. Julgava-me talvez semelhante a ele. Mas, infelizmente, não sei ver carneiros através de caixas.
Se alguém ama uma flor da qual só existe um único exemplar em milhões e milhões de estrelas, basta-lhe olhá-las para ser feliz.
O que torna belo o deserto, disse o principezinho, é que ele esconde um poço nalgum lugar.
Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração.
É claro que eu te amo, disse-lhe a flor. Foi por minha culpa que não soubeste de nada. Isso não tem importância. Foste tão tolo quanto eu. Trata de ser feliz…
Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo…
As crianças devem sempre mostrar grande tolerância para com as pessoas grandes.
A água pode ser boa para o coração…
Deveria ter-lhe adivinhado a ternura sob os seus pobres ardis. São tão contraditórias as flores! Mas eu era jovem demais para saber amar.
Quando olhares o céu de noite, porque habitarei uma delas, porque numa delas estarei rindo, então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem rir!
Minha casa escondia um tesouro no fundo do coração.
O principezinho tinha, sobre as coisas sérias, ideias muito diversas das ideias das pessoas grandes.
Mas, claro, nós que compreendemos a vida zombamos de números!
Quer se trate da casa, das estrelas ou do deserto, disse eu ao principezinho, o que faz a sua beleza é invisível!
Para vocês, que amam também o principezinho, como para mim, todo o universo muda de sentido, se num lugar, que não sabemos onde, um carneiro, que não conhecemos, comeu ou não uma rosa.
Minha estrela será então qualquer das estrelas. Gostarás de olhar todas elas... Serão todas tuas amigas.
Tu serás sempre meu amigo. Terás vontade de rir comigo.
Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua é a única no mundo.
Aquele que eu toco, eu o devolvo à terra de onde veio, continuou a serpente. Mas tu és puro. Tu vens de uma estrela…
Eu, pensou o principezinho, se tivesse cinqüenta e três minutos para gastar, iria caminhando passo a passo, mãos no bolso, na direção de uma fonte…
Só as crianças sabem o que procuram, disse o principezinho. Perdem tempo com uma boneca de pano, e a boneca se torna muito importante, e choram quando a gente a toma.
Todas as estrelas serão poços com uma roldana enferrujada. Todas as estrelas me darão de beber…
E eu corro o risco de ficar como as pessoas grandes, que só se interessam por números.
Essa água era muito mais que um alimento. Nascera da caminhada sob as estrelas, do canto da roldana, do esforço do meu braço. Era boa para o coração, como um presente.
E eu compreendi que não podia suportar a ideia de nunca mais escutar esse riso. Ele era para mim como uma fonte no deserto.
Tu compreendes. É longe demais. Eu não posso carregar esse corpo. É muito pesado.
Se então um menino vem ao encontro de vocês, se ele ri, se tem cabelos de ouro, se não responde quando interrogam, adivinharão quem é.
E gosto, à noite, de escutar as estrelas. Quinhentos milhões de guizos.
Depois de conhecer um pouco da obra de Saint-Exupéry, que tal continuar seu mergulho na literatura? Confira também frases de livros famosos que vão expandir seus horizontes e alimentar sua imaginação!