O sapo

De acordo com um mito (não sou biólogo para dizer se é verdade), se você colocar um sapo numa panela de água fervendo ele pula fora e salva a própria vida. Mas, se você colocar o sapo numa panela de água fria e for esquentando a água aos poucos, ele não percebe a mudança da temperatura e morre cozido.

Mas porque o sapo não pula quando a água começa a ficar quente? Será que ele não sente que a água esquentou?

Vamos tomar a personalidade dele enquanto a água está esquentando, e verificar o que se passa na cabeça do sapo:

28 Graus – Humm… que água gostosa …

32 Graus – É … a água está boazinha …

36 Graus – Esta água está ficando sem graça, será que está esquentando? Bobagem! Por que a água iria esquentar? Deve ser impressão minha.

38 Graus – Estou ficando com calor … Que droga de água! Ela nunca foi quente, por que está esquentando?

39 Graus – Essa água é uma porcaria! Melhor nadar um pouco em círculos até a água esfriar de novo.

40 Graus – Esta água é muito quente , humm que ruim! Vou voltar lá para aquele lado que estava mais fresco ou será que é melhor esperar um pouco?

42 Graus – Realmente, esta água está péssima, quente de verdade, tenho que falar com o supervisor das águas. Claro, eu podia pular fora, mas onde será que vou cair? Melhor esperar só mais um pouquinho.

43 Graus – Meu Deus! Será que eu tenho que fazer tudo por aqui? Já reclamei e ninguém toma uma atitude?

44 Graus – Mas este supervisor de águas não faz nada? Será que ninguém nota que a água está super quente? Vou esperar mais um pouco …

45 Graus – Se ninguém fizer nada eu vou fazer um escândalo … Aiiiii que calor!

46 Graus – Eu devia ter pulado fora quando eu tive oportunidade, agora é tarde. Estou sem forças.

48 Graus – “sapo morto”.

O pensamento do sapo ilustra o processo de mudança no ambiente e como as pessoas reagem. No mundo de hoje em que as mudanças de “temperatura” são tão corriqueiras, quem pensa como o sapo, perde as oportunidades de mudar e crescer.

Se você tem, por exemplo, dificuldade de relacionamento no casamento, ou com colegas ou com a sua chefia, que tal parar de reclamar, de tentar mudar o outro e saltar?
Pule para uma atitude mais sadia de rever suas próprias atitudes e mudar você! Pense a que nível está a temperatura da sua água?
Qual vai ser o primeiro passo que você vai dar?

Uma pequena mudança de atitude, como por exemplo, chegar sorrindo todo dia no escritório, ou dar um “Bom dia” caloroso a todos quando chegar, abre as portas para outras mudanças internas maiores.

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