Muito tempo atrás, existia uma árvore enorme, uma bela macieira. Um pequeno garoto adorava vir e brincar à sua volta, diariamente. Ele subia até o topo da árvore, comia as maçãs, tirava um bom cochilo debaixo das sombras. Ele gostava muito da árvore e a árvore gostava muito de brincar com ele.
O tempo passou… O pequeno menino cresceu e não mais brincou em torno da árvore como fazia todos os dias. Um dia, ele voltou e a árvore lhe pareceu triste.
– Venha e brinque comigo, a árvore disse ao menino.
– Eu não sou mais uma criança, eu não brinco mais ao redor de árvores, o menino respondeu. Agora eu quero brinquedos. E preciso do dinheiro para compra-los.
– Me desculpe, mas eu não tenho dinheiro… mas você pode colher todas as minhas maçãs e vendê-las. Então, você terá dinheiro suficiente.
O menino ficou tão excitado. Ele agarrou todas as maçãs da árvore e partiu feliz. O menino nunca que voltava depois de colher as maçãs. A árvore estava triste.
Um dia, ele retornou e a árvore ficou muito alegre.
– Venha e brinque comigo, a árvore disse.
– Eu não tenho tempo para brincar. Eu tenho que trabalhar para ajudar minha família. Nós precisamos de uma casa para nos abrigar. Você pode me ajudar?
– Desculpe, mas eu não tenho uma casa. Mas você pode cortar meus galhos para construir sua casa.
Então o menino cortou todos os galhos da árvore e partiu feliz. A árvore estava contente por ver o menino feliz mas o menino nunca mais que voltava. A árvore novamente estava só e triste.
Um dia quente de verão, o menino apareceu e a árvore teve muito prazer em revê-lo.
– Venha e brinque comigo! A árvore disse.
– Estou cansado e ficando velho. Eu queria mesmo é navegar um pouco e relaxar. Você poderia me dar um barco?
– Use meu tronco e construa seu barco. Você pode navegar até bem longe e ser feliz.
Então o menino corta o tronco da árvore para fazer um barco. Ele foi navegar e não apareceu mais por muito tempo
Finalmente, ele retornou depois de muitos anos.
– Desculpe meu menino. Mas não tenho nada mais para você. Nem maçãs para você tenho mais. A árvore disse.
– Eu não tenho dentes para morder, o menino respondeu.
– Não tenho mais o tronco para você subir.
– Estou muito velho para isto, o menino respondeu.
– Eu realmente não posso lhe dar nada… a única coisa que ficou foram minhas agonizantes raízes, a árvore disse entre lágrimas.
– Eu agora não preciso de muito, só um lugar para descansar. Eu estou muito cansado depois de todos estes anos, o menino respondeu.
– Bom! As raízes desta velha árvore formam o melhor lugar para se apoiar e descansar. Venha, sente-se comigo e descanse.
O menino sentou-se e a árvore ficou contente e sorriu entre lágrimas…
Esta é uma história significativa para todos nós. A árvore é nosso pai. Quando somos jovens, gostamos de brincar com mamãe e papai… Quando crescemos, nós os deixamos… só aparecemos quando precisamos de algo ou quando estamos em dificuldades. Não importa o que nem como, os pais sempre darão tudo que podem para fazer você feliz. Você pode pensar que o menino foi cruel com a árvore mas é exatamente isto que todos nós somos…
Ame muito a seus pais.