Jonathan Hawkins, um professor sul-coreano em viagem – mais precisamente em Botswana, um país árido localizado na África meridional – teve o privilégio de presenciar (e filmar) um momento fraterno entre uma leoa e o seu amigo, Valentin Gruener. A cena aconteceu na fundação Modisa, uma ONG que luta pela preservação de animais selvagens, em especial leões.
Desde pequena, Sirga tem contato direto com os fundadores da ONG, Valentin Gruener e Mikkel Legarth. Ela foi encontrada com mais dois irmãos que morreram logo após o nascimento, abandonada sem praticamente nenhum alimento. Se não tivesse sido resgatada, provavelmente teria morrido também.
Adoradora de abraços, veja o seu vídeo emocionante!
Apesar de estar sob a proteção da ONG, Sirga vive da forma mais natural possível, com ela mesma capturando suas presas no ambiente, juntamente com outros leões. A leoa não tem contato com outras pessoas além dos fundadores da Modisa.
Modisa atua basicamente na proteção dos leões em situação de risco, como por exemplo, nos conflitos entre homens e leões por conta da escassez de território.
Botswana ainda tem bastante área preservada, mas a agricultura avança sob os territórios selvagens. Com isso, os leões ficam mais próximos dos humanos, o que traz perigo e consequentemente a caça aos leões.
O plano da ONG é transferir os leões que estão próximos dos agricultores para extensas áreas protegidas, com presas fáceis e suficientes para se alimentarem. Conheça o projeto Modisa e acompanhe as novidades pela fanpage da ONG protetora. Veja também a história de um gatinho adotado por um Golden Retriever!