A primeira novidade neste tópico refere-se à seguinte frase: – A motivação não existe. O que existe, na verdade, é a automutilação. É como a história do balão: você só enche o seu balão se VOCÊ QUISER.
O segredo, então, é descobrir o que o motiva. Mas, para isso, é preciso aprender a perceber a si mesmo. Siga as dicas: Faça autocríticas constantes. Pare regularmente para analisar como anda a sua vida, realizando um balanço entre o planejado e o conquistado.
Ouça quem te ama. Pergunte a sua esposa ou marido: – Grande amor da minha vida, como é que eu sou? Mas, não se assuste com a resposta: em quase 100% das vezes, as outras pessoas não nos veem como nós gostaríamos que nos vissem. Uma pena! Analise pontos fortes e fracos. Meu amigo, desde que o mundo é mundo, todos temos coisas boas e ruins. Desenvolva os pontos fracos e aprimore, fortaleça e estimule os pontos fortes.
Desenvolva, principalmente, os seus pontos fortes. São eles os seus grandes indicadores de excelência.
Olhe no seu próprio olho. Já dizia o poeta: o olho é o espelho da alma. Onde está aquele brilho nos olhos que sempre tínhamos à vista? Tá esperando o quê? Corra para o espelho! Teste seu sorriso. O sorriso é uma fantástica arma de marketing, e também um pequeno termômetro para medir o seu grau de automotivação. Será que você anda sorrindo para a vida, ao invés de esperar que ela só SEJA DIFERENTE E FAÇA A DIFERENÇA
Quanto maior a escuridão ao seu redor, mais necessária será sua luz interior. Sempre que você estiver entre pessoas zangadas, ressentidas, desanimadas ou cínicas é quando você pode fazer a grande diferença e se manter positivamente centrado.
Claro que não é fácil. Com frequência reagimos à negatividade sendo negativos também. Com isso, conseguimos apenas piorar a situação. Mas você tem a opção de não reagir. Você tem a opção de seguir seu próprio curso. Só porque as pessoas ao seu redor agem negativamente não significa que você também deva
agir dessa forma.
Quando todos ao seu redor estiverem frustrados e impacientes, esforce-se ao máximo para manter a calma e a compostura. Quando todos ao seu redor estiverem zangados, esforce-se para ser a voz da razão e da compaixão. Quando todos ao seu redor estiverem desanimados, ofereça a esperança.
Sorria para você!